Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

BCE garante que Euro digital será atraente

Novembro 10, 2021

O Banco Central Europeu (BCE) garante que o Euro digital, nova criptomoeda a ser implementada será suficientemente atrativa para que os utilizadores não o substituam por outras criptomoedas cuja cotação seja mais estável pois o Euro digital estará correlacionado ao euro fiduciário ou o ouro, pelo que não será redundante.

O BCE está a verificar um leque de questões (políticas, legais e de design) com a Comissão Europeia, o que inclui possíveis efeitos de atribuição do estatuto de concurso jurídico digital em euros.

Recordamos que em julho o BCE revelou o lançamento de um projeto-piloto de 2 anos para introduzir o Euro digital, resposta à proliferação de criptomoedas e desmaterialização dos pagamentos.

Será lançada a fase de investigação do projeto que quer disponibilizar uma moeda mais segura, a do banco central, conforme comunicado oficial. A decisão final sobre o lançamento do Euro digital será após esta fase.

A fase de investigação vai durar 2 anos e foca-se em aspetos de conceção e distribuição, cruciais para que esta nova criptomoeda cumpra as necessidades dos cidadãos europeus, impeça atividades ilícitas e evite um impacto indesejado na estabilidade financeira e política monetária.

Depois, o BCE vai decidir de dá início à fase operacional, juntamente com fornecedores de tecnologia e bancos. O objetivo é estar preparado para começar a desenvolver o Euro digital, que se prevê demorar cerca de 3 anos.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de contabilistas e RH pode esclarecer as suas dúvidas e/ou questões, contacte os nossos serviços no formulário abaixo.

Notícias Relacionadas