Consent Preferences

Desafio do BPF é responder aos novos fundos europeus

Novembro 21, 2022

Celeste Hagatong, presidente do Conselho de Administração do BPF – Banco Português de Fomento, indicou que o grande desafio da entidade é a resposta aos novos fundos europeus.

 

Estas declarações foram proferidas na apresentação dos novos órgãos sociais do Banco Português de Fomento em Matosinhos.

 

Nesta apresentação, onde estiveram presentes António Costa e António Costa Silva, Celeste Hagatong considera que o desafio será apresentar uma resposta com sucesso e eficácia à estruturação e distribuição de instrumentos financeiros de apoio à economia, provenientes do PRR e do InvestEU.

 

Menciona ainda que os novos instrumentos de financiamento europeu são muito exigentes nos seus aspetos regulamentares de conceção e execução, designadamente pelos seus prazos de implementação.

 

Nesse sentido o BPF deve continuar a identificar e colmatar falhas que se identificam no mercado financeiro para dar resposta adequada ao setor empresarial em conjunto com a oferta das instituições financeiras como bancos e fundos.

 

A transferência do total das atribuições da agência de crédito à exportação (atualmente desenvolvidas de forma parcial pela COSEC) para o BPF também foi abordada, pelo que foi considerada uma prioridade pela presidente.

 

Foi ainda indicado que os seguros de crédito à exportação para países de risco mais elevado, com garantia do Estado, são uma atividade e um instrumento a promover para o crescimento e dinamização da economia nacional.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas