Elvira Fortunato, professora catedrática e investigadora foi eleita como Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no novo governo de António Costa.
A proposta de nomeação está presente numa nota no portal da Presidência da República, após o Presidente da República ter aceite a lista de ministros que compõem o XXIII Governo Constitucional.
Elvira Maria Correia Fortunato é natural de Almada, nasceu em 1964 e é licenciada em Física e Engenharia de Materiais. Tem o doutoramento em Engenharia de Materiais na especialidade de microeletrónica e optoelectrónica pela Universidade Nova de Lisboa, onde também é vice-reitora desde 2017.
Enquanto investigadora recebeu acima de 18 prémios e distinções internacionais pelo seu trabalho, onde figuram a Medalha Blaise Pascal da Academia Europeia de Ciências (2016) e o Prémio Estreito de Magalhães do Governo do Chile (2020).
Elvira Fortunato integra a Chancelaria das Ordens Honorificas de Portugal desde 2010, é pioneira na investigação europeia sobre eletrónica transparente com recurso a materiais sustentáveis e tecnologias “environmental friendly”.
Foi ainda distinguida com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (2010), com o Prémio Pessoa (2020) e com a Medalha de Ouro da Ordem dos Engenheiros (2021).
A nova Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é ainda coordenadora do laboratório i3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelagem e Nanofabricação. É Autora e coautora de quase 1000 publicações em revistas científicas e de 50 livros.
Também teve uma experiência na sétima arte, pelo que deu voz a Marlene Starr em “Um Susto de Família 2”, uma das melhores cientistas do mundo.