As fusões e aquisições que englobaram empresas portuguesas durante o 1º trimestre de 2024 totalizaram 3 mil milhões de euros, distribuídos em 140 negócios, conforme indica a TTR Data em relatório recentemente publicado sobre o mercado ibérico.
Os dados apontam um decréscimo no volume de transações quando comparados ao período homologo, tal como um abrandamento de 10% no valor transacionado. Apenas 38% das operações registadas tiveram os respetivos valores divulgados.
Relatório Mercado Ibérico – 1 Trimestre 2024 TTR
O relatório do mercado ibérico da TRR Data conclui que a venda de 60% da participação da CIMPOR à TCC -Taiwan Cement Corporation foi a operação que mais se destacou, com um valor de 480 milhões de euros. A PLMJ esteve a cargo da assessoria jurídica.
No entanto o setor imobiliário foi o mais ativo durante o 1º trimestre de 2024, com 23 transações, seguido do setor IT (internet, software e serviços) que registou 17 operações. No total registou-se um aumento de aquisições estrangeiras no mercado em Portugal de 130% relativamente ao ano transato.
França (com 19 transações) e Espanha (12 transações) foram os países que tiveram maior investimento em Portugal no 1º trimestre. Por sua vez, as empresas portuguesas optaram por empresas espanholas (12 transações) e britânicas (5 transações) para realizar investimentos.
Entre janeiro e março 2024 registaram-se 10 transações de private equity (compra de participações em empresas não listadas no mercado de ações) e 36 rondas de venture capital. Registaram-se também 36 transações de asset aquisitions.
O relatório de fusões e aquisições TTR Data relativamente ao 1º trimestre analisa as 140 transações registadas em 97 páginas. Fornece dados sobre diferentes aspetos do mercado nacional de fusões e aquisições.