A ESNA (European Startup Nations Alliance / Aliança de Startups Europeias) é uma nova entidade europeia que foi criada com o propósito de fazer da Europa o continente mais apetecível para startups e empreendedorismo vai ficar sediada em Portugal, mais precisamente no Pavilhão de Portugal, em Lisboa.
Esta entidade foi criada por 26 Estados-membro da UE e pela Islândia, através do acordo de cooperação liderado por Portugal entre janeiro e junho. Portugal será também o país que irá receber o centro de operações da ESNA, centro esse que irá criar um ambiente mais propício ao crescimento de startups.
Embora a Europa seja a região com maior número de startups no mundo, com bastante talento e vários empreendedores, existe uma dificuldade em crescer sustentadamente e chegar ao mercado global.
Para que as startups possam ultrapassar essa dificuldade os Estados-membro devem unir-se para criar padrões de incentivo. Foi criada uma estratégia de 8 pilares, entre eles:
- Compromisso de acelerar e simplificar a criação de start-ups;
- Trabalhar a atração e retenção de talento;
- Trabalhar as questões de acesso ao financiamento.
Segundo Eoghan O’Neill, representante da União Europeia, o objetivo passa por garantir o rápido estabelecimento das startups europeias para que estas se possam formar num dia e por menos de 100 euros. Será necessário ainda criar mecanismos para facilitar a circulação de talento na tecnologia.
A ESNA vai contar com um contributo financeiro proveniente de fundos do programa NextGenerationEU, a Comissão Europeia vai também apoiar os primeiros dois anos com um financiamento de 1 milhão de euros através do Horizonte Europa.