A empresa que controla as redes sociais Facebook e Instagram, as plataformas de mensagens Messenger e Whatsapp e ainda a empresa de óculos de realidade virtual “Oculus” vai apostar em I&D no que toca a inteligência artificial para o Metaverso.
Metaverso é o termo usado para referir um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”.
A Meta pretende com isto criar mundos através da fala, melhor a maneira como os utilizadores conversam com os assistentes de voz e também na tradução de idiomas. Foi Mark Zuckerberg que fez o anúncio quando abordava os projetos da empresa para o metaverso.
O fundador do Facebook considera que a Inteligência Artificial é a chave para desbloquear muitos dos avanços referidos, durante o evento “Inside the Lab”.
A Meta está a desenvolver uma nova classe de modelos de geração de Inteligência Artificial e esses modelos vão permitir que a IA crie e faça a gestão de mundos criados pela descrição dos utilizadores dentro do metaverso. Será a voz dos utilizadores que irá fornecer os comandos à IA.
A Meta está também a trabalhar na pesquisa de IA para que as pessoas possam ter conversas naturais com assistentes (bots) de voz. Mark informou que também está a desenvolver um sistema de IA que traduza todos os idiomas escritos para traduzir instantaneamente a fala para todos os idiomas.