Uma nova linha de crédito irá apoiar as empresas de Portugal, esta nova linha de crédito será operacionalizada pelo BPF – Banco Português de Fomento, através de protocolos com as entidades bancárias a operar no território nacional.
Esta linha de crédito para apoiar a tesouraria das empresas é uma medida que o Governo vai adotar para apoiar as empresas que sofrem com o impacto da inflação. O montante da linha em questão não está definido.
O objetivo principal da nova medida (a ser articulada com outras medidas a serem anunciadas pelo Governo em breve) é ajudar as empresas a suportar o aumento dos preços da energia e outros custos de produção, como matérias-primas.
Embora ainda não esteja definido, esta solução pode seguir o exemplo da linha lançada em março para apoiar as empresas da indústria transformadora e dos transportes, em que os custos energéticos representavam acima de 20% dos custos de produção.
A linha de crédito em questão teve uma dotação de 400 milhões de euros, pelo que as empresas tinham de pagar um spread variável entre 1,25% e 2,5%, conforme a maturidade do empréstimo que podia ascender a 8 anos.
Caso tal se verifique, estes custos podem vir a ser superiores tendo em conta a subida dos juros decidida desde então pelo Banco Central Europeu (BCE).