Portugal vai apresentar hoje, dia 23 de janeiro 2024, o Plano ReWaterEU no Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia, através de Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura.
O ReWaterEU é um plano destinado à redução da vulnerabilidade da União Europeia face aos efeitos das alterações climática nos seus recursos hídricos, garantir acesso à água para o abastecimento público e em quantidade e qualidade a preços justos.
Este plano também visa a disponibilidade de água para a agricultura, o turismo e uso industrial, tal como a proteção de diferentes ecossistemas relevantes a nível europeu.
Quanto à gestão dos recursos hídricos, o Governo de Portugal propõe medidas, tais como:
- Redução das perdas de água nos sistemas de distribuição,
- Otimização de infraestruturas de armazenamento e de transporte de água,
- Reutilização de água para fins não potáveis nos setores urbano, turístico industrial e agrícola
- Investimento em unidades de dessalinização de água
O plano ReWaterEU seria financiado com fundos provenientes da União Europeia (UE) e investimento privado.
A Comissão Europeia vai lançar uma iniciativa de resiliência no domínio da água em março 2023, que vai conter várias medidas imediatas e lançará um debate sobre a consecução da resiliência hídrica.
Conforme indica o Observatório Europeu da Seca, aproximadamente 42% da Europa continental encontra-se em estado de aviso e, cerca de 8% está em estado de alerta particularmente preocupante (Estados-membros mais a sul do continente) e afetados por secas graves.