Consent Preferences

Portugal vai crescer na indústria aeroespacial

Setembro 21, 2022

António Costa indica que Portugal vai crescer ainda mais na indústria aeroespacial, indústria onde já existem acima de 18 mil postos de trabalho.

 

Em 2017 a área aeroespacial foi definida como um novo cluster a desenvolver em Portugal, informação dada pelo primeiro-ministro durante a inauguração da Airbus Atlantic Portugal.

 

O nosso país conta com aproximadamente 90 empresas da área aeroespacial, pelo que emprega mais de 18 mil pessoas e tem um volume de negócios que ascende a 1.700 milhões de euros globais.

 

António Costa revelou que Portugal pretende crescer ainda mais nesta área e que a criação da AEP – Agência Espacial Portuguesa foi a aprovação da estratégia nacional para o espaço.

 

Indica que no âmbito do PRR, foi lançado um desafio ao mundo empresarial e ao sistema científico e tecnológico para que se organizassem em consórcios para apresentarem projetos inovadores e duas das agendas mobilizadoras aprovadas centram-se neste setor aeroespacial.

 

No caso das agendas mobilizadoras, uma está ligada à criação de uma constelação de microssatélites e a outra a um sistema de gestão do tráfego no espaço. Foi ainda ressalvado que se verifica uma crescente procura de qualificação dos recursos humanos na área.

 

Na primeira fase de candidaturas ao ensino superior as áreas das engenharias aeroespaciais foram as que tiveram um maior crescimento. No ensino secundário e profissional há cada vez maior desenvolvimento desta área.

 

A Airbus Atlantic inaugurou uma fábrica em Santo Tirso onde conta atingir 250 trabalhadores em 2023, indicou o presidente executivo da empresa, Cédric Gautier. O grupo tem perto de 130 trabalhadores na unidade que começou a construir em 2020.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas