Consent Preferences

Programa Metamorfose para PME lançado pela Business Roundtable Portugal

Setembro 21, 2022

A Associação Business Roundtable Portugal lançou o Metamorfose, um Programa orientado para as PME e que pretende introduzir as boas práticas de governo societário, acelerando o seu crescimento.

 

O Metamorfose foi lançado em parceria com o Instituto Português de Corporate Governance. Numa cerimónia que decorreu a 19 de setembro no Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

 

Participaram 35 entidades especialistas, nacionais e internacionais e foi realizado um processo de benchmarking, pelo que se identificaram 3 dimensões prioritárias:

  • Governo Societário
  • Internacionalização
  • Financiamento

 

Entre as dimensões identificadas, a mais unânime entre os 35 especialistas é a relevância do governance para o crescimento das empresas.

 

Concluiu-se também que é necessário acelerar a profissionalização da gestão das PME e tornar as estruturas de governance mais sólidas, pois podem constituir uma barreira que impede as empresas de crescer.

 

Para tal foi criado o Programa Metamorfose. Foi desenvolvido por 18 empresas que integram a Business Roundtable Portugal (entre elas a Sonae, Sogrape, BPI e EDP) e tem o objetivo de chegar a cerca de 50 mil PME em Portugal (cerca de 5%).

 

O programa, disponível online, é constituído por 3 ferramentas:

  • Guia de boas práticas
  • Scoring
  • Bolsa de conselheiros

 

O mesmo compreende 68 medidas e recomendações a ser adotadas gradualmente pelas entidades para evolução do modelo de gestão e reforço das estruturas de governance.

 

Futuramente será disponibilizado um scoring para as PME medirem o seu nível de maturidade de governance, identificarem as suas forças e fraquezas, compararem a sua avaliação à média do setor e outras empresas de dimensão e maturidade semelhantes.

 

Existe ainda a hipótese das empresas se candidatarem a uma certificação com base no seu scoring, que permita acesso a melhores condições de financiamento e outras possibilidades.

 

Os bancos poderiam usar o modelo no futuro para atribuir crédito, poderia também ser usado em candidaturas a fundos europeus.

 

Será também disponibilizada uma bolsa de quadros de topo para colaborar com as empresas. A BRP criou uma bolsa de conselheiros com acima de 40 especialistas (quadros superiores e executivos de empresas) que estarão disponíveis para desafiar e apoiar as equipas de gestão das PME que pretendam participar. Um piloto irá arrancar com 4 empresas e 4 conselheiros.

 

O presidente do IIPCG, João Moreira Rato, indica que foi identificado um défice de profissionalização da gestão e uma carência de estruturas de governance nas empresas em Portugal.

 

O mesmo indica que a falta de um bom modelo de governo corporativo é um obstáculo à capacidade para atrair talento, conseguir clientes de qualidade e investidores.

 

Vasco de Mello considera que o Programa Metamorfose é um programa ambicioso e prático que vai facultar às PME ferramentas que lhes permitam crescer.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas