A Segurança Social vai lançar um novo simulador inteligente para prestações sociais em 2024, o simulador para prestações sociais vai apoiar os cidadãos a conhecer os apoios existentes e que podem ser pedidos.
O anúncio do novo simulador da segurança social foi feito a 27 de outubro 2023, pela ministra do trabalho. A mesma indica que o simulador para prestações sociais vai, de forma fácil, permitir saber o que existe e o que está à disposição.
O simulador para prestações sociais é uma das medidas previstas no âmbito do programa de modernização tecnológica da Segurança Social, ou Clic.
No entanto, está adicionalmente prevista a atribuição automática de abonos e subsídios. O Clic prevê a atribuição automática do abono de família no momento de nascimento da criança. A S.S. vai poder verificar a aplicabilidade do abono pois tem acesso à informação sobre o rendimento dos pais da criança.
Desta forma, as famílias apenas devem confirmar os seus dados e vontade em receber o abono de família, todo o restante processo será automático. Ao dia de hoje, o método atual de requisição do abono de família é através de plataforma digital da Segurança Social (ou nos serviços presenciais) e deve ser feita pelos pais da criança.
Para além da atribuição automática do abono de família, o Clic também prevê a atribuição automática do subsídio de parentalidade e de uma prestação social única não contributiva, adaptada às várias circunstâncias dos beneficiários, para reforçar a eficácia dos instrumentos disponíveis para combate à pobreza.
Embora sem muitas informações acerca da nova prestação social única, a ministra do trabalho indicou que não implicará redução alguma do valor a receber e que o objetivo é que esta chegue a mais pessoas. Em 2023 registaram-se 15 mil pedidos de subsídio social de desemprego e 208 mil pedidos de prestações suplementares (online), que contaram com um tempo médio de deferimento de 2,6 dias.