Consent Preferences

Segurança Social lança novo simulador para prestações sociais em 2024

Tópicos do Artigo

A Segurança Social vai lançar um novo simulador inteligente para prestações sociais em 2024, o simulador para prestações sociais vai apoiar os cidadãos a conhecer os apoios existentes e que podem ser pedidos.

O anúncio do novo simulador da segurança social foi feito a 27 de outubro 2023, pela ministra do trabalho. A mesma indica que o simulador para prestações sociais vai, de forma fácil, permitir saber o que existe e o que está à disposição.

O simulador para prestações sociais é uma das medidas previstas no âmbito do programa de modernização tecnológica da Segurança Social, ou Clic.

No entanto, está adicionalmente prevista a atribuição automática de abonos e subsídios. O Clic prevê a atribuição automática do abono de família no momento de nascimento da criança. A S.S. vai poder verificar a aplicabilidade do abono pois tem acesso à informação sobre o rendimento dos pais da criança.

Desta forma, as famílias apenas devem confirmar os seus dados e vontade em receber o abono de família, todo o restante processo será automático. Ao dia de hoje, o método atual de requisição do abono de família é através de plataforma digital da Segurança Social (ou nos serviços presenciais) e deve ser feita pelos pais da criança.

Para além da atribuição automática do abono de família, o Clic também prevê a atribuição automática do subsídio de parentalidade e de uma prestação social única não contributiva, adaptada às várias circunstâncias dos beneficiários, para reforçar a eficácia dos instrumentos disponíveis para combate à pobreza.

Embora sem muitas informações acerca da nova prestação social única, a ministra do trabalho indicou que não implicará redução alguma do valor a receber e que o objetivo é que esta chegue a mais pessoas. Em 2023 registaram-se 15 mil pedidos de subsídio social de desemprego e 208 mil pedidos de prestações suplementares (online), que contaram com um tempo médio de deferimento de 2,6 dias.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de contabilistas e RH pode esclarecer as suas dúvidas e/ou questões, contacte os nossos serviços no formulário abaixo.

Notícias Relacionadas