O valor do IAS, ou Indexante de Apoios Sociais vai subir para o montante de 478,70 euros em 2023. Atualmente situa-se nos 443,20 euros.
O Indexante de Apoios Sociais irá ter o seu valor revisto em alta, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023). A subida de 8% face ao montante atual está acima da inflação prevista e a medida irá custar cerca de 155 milhões de euros ao Estado.
A subida do IAS, que serve de referência para a Segurança Social realizar os cálculos de várias prestações sociais (e IEFP), é uma medida que vai abranger 1,6 milhões de pessoas.
A decisão é justificada com o impacto direto na população mais vulnerável (idosos ou cidadãos com rendimentos inferiores) de forma a apoia-la.
O IAS serve de base a apoios sociais como o subsídio de doença, subsídio mínimo de desemprego ou rendimento social de inserção. Também é utilizado para o abono de família, acesso a bolsas de estudo, isenção de taxas moderadoras ou o cálculo da fatura fiscal.
Este Indexante está pendente da taxa de crescimento médio anual do PIB nos últimos 2 anos, tal como do índice de variação média dos preços no consumidor dos últimos 12 meses. A sua atualização foi impedida por várias vezes, principalmente em época de crise.