Consent Preferences

Accountancy services, business and management consulting, SIFIDE; PRR, PT2030; IFR applications in Paço de Arcos, Oeiras (Lisboa)

COMPETE 2030 “Boas Conversas” sobre inteligência artificial

O evento “Boas conversas” do COMPETE 2030 abordou a temática da IA, ou inteligência artificial, através da participação do orador Eduardo Matos, Technology Lead do setor público da Microsoft.

Eduardo Matos prosseguiu a abordar o mundo da inteligência artificial, onde foram exploradas as potencialidades da tecnologia e respetivo impacto na atividade diária e produtividade.

Foram mencionados vários aspetos de produtividade, desde a automatização de tarefas rotineiras, criação de conteúdo (texto e/ou multimédia) à análise de enormes quantidades de dados (big data) e personalização de produtos e serviços. Existem vários casos de utilização da inteligência artificial nas empresas e esta tecnologia está a transformar as empresas.

O orador do evento “Boas conversas” do COMPETE 2030 sobre o mundo da inteligência artificial considera que o mote para o uso da IA é “como podemos inovar e com um conjunto de ferramentas entregarmos algo de melhor aos nossos destinatários”.

O avanço tecnológico da economia faz com que cidadãos e empresas devam estar preparados para o futuro da IA, adaptar-se e fomentar a criatividade para implementar inovação no trabalho e contribuir para o crescimento das empresas portuguesas no digital.

Foi mencionado o caso da AMA – Aência para a Modernização Administativa que implementou a solução de IA “Copilot” da Microsoft 365 e tornou-se nas primeiras entidades publicas a integrar internamente inteligência artificial.

O Copilot junta a potência dos LLM com a informação do Microsoft Graph (calendário, emails, chat, documentos, reuniões e outros) de forma a aumentar consideravelmente a produtividade dos colaboradores através da automatização de tarefas e ferramentas para análise de dados e apoio à tomada de decisão.

O evento “Boas Conversas” proporcionou uma oportunidade para os colaboradores do COMPETE 2030 se familiarizarem com a tecnologia e considerarem o seu potencial. Considera também que a inteligência artificial não irá substituir equipas de desenvolvimento (developers), mas sim ajudar as equipas a ser mais ágeis na gestão do seu dia-a-dia.

Eduardo Matos é licenciado e mestre em Engenharia Informática pela FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e colabora na Microsoft Portugal desde 2013, onde lidera estratégias de adoção tecnológica para impulsionar inovação.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas