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Gestão em 5 Minutos – Inadimplência de clientes

Gestão em 5 Minutos – Inadimplência de clientes

Tópicos do Artigo

O episódio de hoje da Gestão em 5 Minutos aborda a Inadimplência de clientes, mais especificamente o que é e como fazer frente a esse problema.

A inadimplência é um problema bastante comum que atinge várias empresas e empreendedores de todos os setores de atividade e que pode ter impacto profundo nas finanças dos negócios e ocorre quando uma pessoa ou empresa não faz o pagamento devido até à data acordada, ou seja, quando a compra incorre em dívida por falta de pagamento. Quanto maior a taxa de inadimplência de um negócio, mais difícil será este equilibrar as suas contas e cumprir as suas obrigações fiscais.

Existem vários motivos que justificam a inadimplência, tais como o desemprego, a diminuição do poder de compra e descontrolo financeiro. Mais recentemente pode alegar-se fatores como a pandemia de COVID-19 (que ocorreu com maior impacto entre 2020 e 2022), a ofensiva militar da Rússia à Ucrânia e a mais recente crise de inflação mundial.

Todos estes fenómenos tiveram impactos negativos e profundos na economia nacional e mundial e podem implicar várias consequências para as empresas, tais como:

  • Afetar negativamente o fluxo de caixa
  • Mitigar o potencial de investimento e liquidez
  • Piorar o relacionamento com os clientes
  • Gastos extra não previstos

 

 

Tópicos a abordar:

  • O que é a inadimplência?
  • Consequências da inadimplência: Afetar o fluxo de caixa
  • Consequências da inadimplência: Piorar o relacionamento com clientes
  • Consequências da inadimplência: Gastos extra não previstos
  • Fórmula de cálculo da inadimplência
  • Como evitar a inadimplência: Pesquisar o histórico de pagamentos dos clientes
  • Como evitar a inadimplência: Criar uma boa régua de cobrança
  • Como evitar a inadimplência: Diversificar formas de pagamento
  • Como evitar a inadimplência: Recompensar os bons pagadores
  • Como evitar a inadimplência: Entender os processos de pagamento e cobrança
  • Como evitar a inadimplência: Notificar o consumidor sobre as datas de vencimento
  • Como evitar a inadimplência: Estruturar e orientar a equipa de cobrança
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