Call 29 Eureka Eurogia2030 para I&D em sustentabilidade energética

Call 29 Eureka Eurogia2030 para I&D em sustentabilidade energética

Tópicos do Artigo

Está aberta até dia 30 de outubro a Call 29 Eurogenia2030, um cluster Eureka para o setor da energia. Esta Call apoia apoiar o desenvolvimento de projetos de I&D colaborativa no âmbito das soluções tecnológicas baixas em carbono.

A Call 29 pretende contribuir para a aceleração da implementação de tecnologias atuais e novas soluções inovadoras, através da cooperação a nível europeu, para as traduzir em mais-valias económicas e ambientais.

O Eurogia2030 está na linha da frente no setor energético para alcançar os objetivos de neutralidade carbónica. Este cluster foi criado para estimular a atividade nesta área com a criação de projetos colaborativos transnacionais para apoiar o crescimento económico e beneficiar a sociedade. Pretende contribuir para um ambiente sustentável, para a redução das alterações climáticas e para um crescimento sustentável com soluções de I&D em Tecnologias de Baixo Carbono, ao resolver vários desafios:

  • Fornecimento de energia livre de carbono
  • Mobilidade verde e cidades inteligentes
  • Habitações e construções mais inteligentes
  • Biorrecursos e ambiente

As tecnologias precisas para enfrentar os desafios acima são desenvolvidas num mercado enorme e com crescente preocupação social. O conhecimento profundo e liderança no desenvolvimento e aplicação das mesmas é um requisito importante, caso a indústria queira manter a liderança em várias áreas de aplicação ou aproveitar novas oportunidades.

Os participantes são convidados então a proceder à submissão de propostas de projetos de investigação aplicada e inovação dentro do âmbito do Eurogia, passíveis de encontrar no documento Eurogia2030 Technology roadmap (annex to the final map).

Critérios de elegibilidade para propostas de projeto

As propostas apresentadas à Call 29 do cluster Eureka Eurogia2030 devem cumprir os seguintes critérios

  • O consórcio deve incluir pelo menos duas empresas de diferentes países participantes da Eureka (de preferência países que apoiam a Eurogia). A participação de institutos e/ou universidades de investigação é bem-vinda, de acordo com os regulamentos financeiros de cada país
  • Os parceiros do projeto devem expressar a sua vontade de cooperar numa base de benefício mútuo/justa, no desenvolvimento de um novo produto, processo industrial, norma da indústria ou serviço
  • O produto, processo ou serviço deve ser inovador e existir um risco tecnológico envolvido
  • O projeto deve beneficiar todos os parceiros envolvidos num consórcio equilibrado. As PME são incentivadas a participar nas propostas (“Consórcio Equilibrado” significa que um parceiro ou país pode ter, no máximo, cerca de 70% do projeto. Não é um critério de elegibilidade estrito, mas será considerado na fase de avaliação)
  • O projeto deve gerar uma vantagem óbvia e valor acrescentado que resulte da cooperação tecnológica entre os participantes (novas tecnologias, normalização, prototipagem, testes de campo, novos ou melhorados produtos, aumento de conhecimento, acesso a infraestruturas e I&D, outros)
  • Devem ser destacados os benefícios económicos e sociais a obter na proposta de projeto
  • Um consórcio de projeto ou acordo de cooperação (PCA) deve ser assinado entre os parceiros do projeto, logo que este se inicie. Estão disponíveis modelos de PCA para uso, caso necessário

Como submeter o projeto?

Contacte a REWARD Consulting para mais informações e apoio altamente especializado. A nossa forma de operar, 100% com base no sucesso, envolve 0 riscos. Contate-nos no formulário abaixo.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas