Consent Preferences

Investir em I&D através de fundos de investimento e o SIFIDE

July 21, 2021

Índice

Neste artigo será explicado como investir em I&D através de fundos de investimento e como pode recuperar parte desse investimento através do programa de incentivos SIFIDE.

Condições para investimento em I&D através de fundos de investimento SIFIDE

Portugal possui dos regimes fiscais mais atrativos à atribuição de benefícios fiscais às empresas que exerçam atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D). Neste campo, destaca-se o SIFIDE, ou Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial, que apoia atividades de I&D relacionadas com a criação ou melhoria de produtos, processos ou sistemas.

O SIFIDE

O SIFIDE é um sistema de incentivos que pretende aumentar a competitividade das empresas que possuam o reconhecimento para a prática de atividades de I&D e reconhecer os investimentos destas em I&D, permitindo a dedução à coleta de IRC de até 82,5% dos custos associados a esta tipologia de atividades.

As empresas que não realizam atividades de I&D internamente podem aceder ao SIFIDE via fundos de investimento. Esses fundos irão aplicar os investimentos das empresas em bolsas de empresas que estejam reconhecidas para a prática de atividades de I&D e cuja atividade principal seja Investigação e Desenvolvimento.

As vantagens que tornam viável a opção de fundos de investimento em I&D para as empresas que pretendam investir parte dos seus lucros são as seguintes:

Eficiência Fiscal

Através do SIFIDE pode recuperar até 82,5% do valor investido. Ou seja, ao investir num fundo de investimento elegível no âmbito do SIFIDE, as empresas podem usufruir de um benefício fiscal aplicado diretamente à sua coleta, podendo o mesmo ser deduzido até à concorrência da mesma, caso o valor seja suficiente. Caso a coleta seja insuficiente, o montante remanescente poderá ser deduzido até ao 8º exercício fiscal subsequente.

Risco Moderado

Investir parte dos lucros do ano da sua empresa num fundo I&D tem um risco moderado, uma vez que irá obter uma parte significativa do valor investido através de benefícios fiscais (SIFIDE), bem como terá uma legítima expetativa de recuperar a totalidade do valor investido, bem como também até um consequente retorno direto do mesmo.

De acordo com o fundo selecionado, poderá escolher diversificar o risco da sua carteira de investimento, ou escolher opções de risco reduzido. Vai depender o seu perfil de investidos e da diversidade de opções do fundo que escolher.

Contribuir para o fomento da I&D, Inovação e Empreendedorismo em Portugal

Ao investir em fundos de I&D está a contribuir para o desenvolvimento de várias start-ups altamente inovadoras em várias áreas da ciência e tecnologia, permitindo assim fixar talento altamente qualificado em Portugal e tornar a nossa economia mais competitiva a nível internacional.

Nota Importante sobre fundos de investimento SIFIDE

Antes de investir deverá pesquisar sobre quais os fundos de investimento em I&D com melhor reputação no mercado, através de notícias, blogs, ou recorrendo a consultores especializados em I&D/SIFIDE. Todos os fundos de investimento em I&D têm obrigatoriamente de ser reconhecidos pela ANI (Agência Nacional de Inovação). Pode pedir informações diretamente em: https://www.ani.pt/pt/contactos/

Caso pretenda saber mais sobre o SIFIDE, ou Fundos de Investimento em I&D entre em contacto connosco!

Mais Guias sobre SIFIDE

 

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas