A Academia PIEP é o novo projeto criado pelo Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) em conjunto com a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, que pretende qualificar o setor dos plásticos e polímeros no país.
Esta Academia foi criada para capacitar trabalhadores e jovens e promover a competitividade e notoriedade do setor dos plásticos e polímeros, que em Portugal emprega 43 mil pessoas, alberga 1.150 empresas e gera aproximadamente 8 mil milhões de euros em volume de negócio, sensivelmente 4% do PIB nacional.
A Academia PIEP localiza-se no campus de Azurém (Guimarães) e propõe-se a dinamizar e responder a desafios de empresas, profissionais e jovens em percurso educativo, através de ações de re-skill, up-skill e desenvolvimento pessoal.
Esta iniciativa apadrinhada pela PIEP e pela Escolha de Engenharia da Universidade do Minho contempla um programa avançado de formação, composta por várias componente, tais como:
- Pós-graduações;
- Especializações;
- Planos personalizados e modulares de formação para empresas;
- Formação certificada pela DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho);
- Intercâmbio com centros científicos;
- Learning factories (ambientes de aprendizagem no contexto da produção);
- Workshops e Webinars;
- Fóruns;
- Ações destinadas ao ensino secundário e universitário;
- Outras iniciativas.
Vão realizar-se várias formações breves certificadas, desde 20 fevereiro até ao fim do 1º semestre (dia 17 de junho 2024) sobre materiais poliméricos, materiais termoplásticos, sustentabilidade ambiental, design, moldagem por injeção, materiais compósitos, análise de falha e boas práticas setoriais.
O Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) foi criado no ano 2000, com estreita ligação ao IAPMEI e à Universidade do Minho. Atualmente apoia as empresas relativamente à investigação e desenvolvimento e os cidadãos (ao criar ferramentas e tecnologias específicas).