A UE anunciou um investimento de 216 milhões de euros para promover a pesquisa e inovação de semicondutores no âmbito da Semiconductor Joint Undertaking (ou Chips JU). Este financiamento surge no seguimento dos primeiros convites para linhas piloto, anunciada em novembro 2023, que garantiu 1.67 mil milhões de euros em financiamento.
Esta nova série de chamadas vai apoiar o setor industrial de semicondutores europeu ao fortalecer a sua colaboração, competitividade e promover a transferência de conhecimento das entidades laboratoriais até às fábricas.
Os consórcios podem submeter propostas nos tópicos definidos na Agenda de Pesquisa e Inovação estratégica, que incluem desde transístores em chips de silicone até IA incorporada, conetividade ou coordenação e controlo de sistemas para melhoria de performance e segurança.
Os projetos subsidiados ao abrigo dos avisos da Chips JU vão contribuir para o desenvolvimento de hardware de código-aberto (open source) para a indústria automóvel, apoiar a transição para os veículos dirigidos por software e promover práticas de produção amigas do ambiente.
Os destinatários dos avisos Chips JU são consórcios compostos por entidades industriais da União Europeia dos respetivos setores de atividade de todos os Estados-Membros. A submissão de candidaturas decorre até dia 14 de maio 2024.