Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Empresas portuguesas querem aumentar investimento em tecnologia em 2023

Fevereiro 16, 2023

As empresas portuguesas pretendem aumentar em até 20% o seu investimento em tecnologia durante 2023. Estas são informações fornecidas pela International Data Corporation (IDC).

O estudo elaborado pela IDC menciona que 45% das empresas nacionais visam aumentar mais de 10% o seu investimento em TI este ano e estima que, em Portugal, o investimento em tecnologia irá crescer 4,7% em 2023, pelo que pode atingir os 5,4 mil milhões de euros.

Gabriel Coimbra, vice-presidente da IDC EMEA referiu que nos últimos anos constatou-se que as organizações aceleraram os investimentos em TI.

Sublinha ainda que o processo de inovação e tecnologia garante uma maior sustentabilidade dos negócios, eficiência e o máximo de aproveitamento dos recursos, o que potencia uma cultura organizacional melhor preparada para os desafios e oportunidades de negócio.

Os dados da IDC para 2022 indicam que 64% das empresas investiram menos de 20% do orçamento previsto para TI em transformação digital. No entanto, em 2025, 55% das empresas pretende realizar investimentos superiores a 20% do orçamento de TI em transformação digital.

O mesmo estudo aponta que este aumento foi causado pela amplificação da importância dos meios tecnológicos e digitais no negócio, valor que deve duplicar até 2025.

Gabriel Coimbra realça que para gerir um negócio digital de sucesso, todos os departamentos da organização devem ter competências digitas. Acredita que as competências digitais transversais necessárias para uma organização de futuro estão ligadas às tecnologias colaborativas, segurança, análise de dados e desenvolvimento low-code.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas