Um estudo internacional levado a cabo por uma consultora internacional conclui que as empresas valorizam cada vez mais os critérios ESG em fusões e aquisições de empresas a nível global.
A maioria dos entrevistados pelo estudo relevou que recorreu a critérios ESG (Environmental, Social and Governance – Ambientais, Sociais e de Governança) ao avaliar oportunidades de aquisição para o portfólio de investimentos. Esta tendência também se observou em estratégias de desinvestimento planeadas, ou seja, métodos que as empresas usam para se desfazer de um ativo.
Influência dos critérios ESG nas empresas
Os critérios critérios ESG em fusões e aquisições de empresas têm cada vez mais peso nas decisões empresariais em 2024.
Estatisticamente 74% das empresas confirmou que os critérios ESG influenciam a conclusão dos seus negócios. Por sua vez, mais de 70% dos entrevistados indicou não prosseguir com aquisições de empresas devido a preocupações sobre o perfil ESG do negócio a adquirir, este valor é superior ao dobro do obtido em 2022, aquando do último estudo.
66% dos gestores de empresas abandonaram planos de desinvestimento devido a razões associadas com fatores ESG (o valor também duplicou face a 2022). 83% dos entrevistados predispõe-se a pagar mais por ativos com um perfil ESG alto ou que possam contribuir para melhorar a sustentabilidade da sua organização (contra 62% registado em 2022).
O estudo realizado indica que conforme o conhecimento, estandardização de métricas e qualidade dos dados ESG apresentados pelas empresas tem aumentado, o reconhecimento dos gestores e líderes de empresas para com os fatores de sustentabilidade permitem medir, proteger e criar valor nos processos de fusões e aquisições.
Esta razão também justifica a subida de entrevistados que indicam ter níveis de confiança elevados na avaliação dos perfis ESG das empresas (90% em 2024 contra 75% em 2022).
O estudo realizado envolveu a realização de 500 líderes de fusões e aquisições na Europa, Améria do Norte, Médio-Oriente e Ásia-Pacífico.
O IAPMEI dispõe de um espaço de conhecimento sobre os critérios ESG (que inclui critérios ESG em fusões e aquisições de empresas) que pode encontrar aqui.