Consent Preferences

Google Bard chegou a Portugal

A gigante tecnológica Google anunciou hoje que o Google Bard chegou a Portugal, o que marca um marco significativo na evolução da inteligência artificial no país.

O Google Bard foi disponibilizado hoje, dia 13 de julho 2023, em Portugal e os utilizadores já podem experimentar esta ferramenta de inteligência artificial, ou AI, do motor de pesquisa mais conhecido no mundo. O Bard é um grande modelo de linguagem (LLM) desenvolvida pela Google que foi anunciado pela primeira vez em 2022 e está disponível em mais de 200 idiomas diferentes.

Este modelo de linguagem foi treinado com um enorme conjunto de dados de texto e código e tem a capacidade de gerar texto, traduzir idiomas, escrever vários tipos de conteúdo criativo e responder a várias questões de forma informa informativa.

A plataforma utiliza a tecnologia LaMDA (Language Model for Dialogue Applications) da Google, que permite conversas mais naturais e abertas com a IA. O que significa que os utilizadores podem fazer perguntas complexas e receber respostas precisas e relevantes a nível de contexto, o que melhora significativamente a experiência de pesquisa por voz.

O Google Bard pode também ser usado para refinar os resultados de pesquisa. Atualmente os resultados baseiam-se numa série de fatores (relevância do conteúdo, popularidade do site, qualidade de conteúdo e outros fatores SEO) mas serão tomados em considerações outros fatores como as preferências do utilizador e o contexto da sua pesquisa.

O próprio processo de pesquisa foi bastante reduzido. Anteriormente o utilizador tinha de inserir a sua consulta, analisar a lista de resultados, aceder ao resultado mais adequado e analisar o conteúdo para verificar se o mesmo se adequa à sua pesquisa. Através do Bard, o utilizador escreve o seu comando (ou prompt) e a ferramenta indica prontamente uma resposta.

Ainda sobre SEO, o Google Bard irá também impactar a otimização de sites para motores de busca. Atualmente SEO foca-se em otimizar sites para pesquisas por palavras-chave (texto) e este novo modelo de linguagem considera também pesquisas por voz que são realizadas de forma distintas das pesquisas de texto (palavras-chave mais longas, comandos distintos, mais relevo na geografia). Tal implica a necessidade de otimizar os sites para novos métodos e comportamentos de pesquisa.

Esta ferramenta Google ainda está em fase de desenvolvimento, mas à semelhança do aparecimento do ChatGPT da OpenAI pois tem potencial para revolucionar a forma como o utilizador interage com a tecnologia.

A plataforma poderá futuramente ser integrada com o Google Search, Google Assistant, Google Docs e outras ferramentas, permitindo aos utilizadores obter informações, escrever documentos, enviar e-mails e realizar outras tarefas utilizando apenas a sua voz.

Outros pontos interessantes no Google Bard

  • Pode ser usado para criar diferentes tipos de conteúdo criativo (poemas, música, código, e-mail, outros)
  • Pode ser usado para traduzir idiomas
  • Pode ser usado para responder a perguntas
  • Tem acesso à internet e conhecimento até 2023.

O Google Bard já se encontra disponível para testes em bard.google.com, os utilizadores devem ter uma conta Google (ou Gmail) para poder aceder ao serviço. Convidamos a procurar informações sobre a REWARD Consulting nesta ferramenta inovadora.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas