Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

PRR vai financiar mapa do território em 3D por 5,55M€

Agosto 24, 2022

O PRR vai financiar o mapeamento do território nacional em 3D, com a tecnologia LiDAR, tecnologia que permite gerar modelos em três dimensões e usada nos carros com condução autónoma.

 

O projeto de mapa do território em 3D estava previsto no PRR e Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, considera que a altimetria constitui um tema fundamental da cartografia topográfica e é utilizada para múltiplas finalidades pela Administração Pública e pelas entidades privadas.

 

Devido à não-existência de uma cobertura integral do território de Portugal continental com a essa informação atualizada, o mapeamento é relevante para que a DGT continue as políticas públicas de ordenamento do território e urbanismo, sobretudo no cadastro predial e na criação e manutenção de bases de dados geográficos de referência.

 

A verba do PRR para o mapa do território irá assim servir para a concretização das ações de obtenção de cobertura LiDAR, um modelo digital do terreno e cartografia topográfica de referência para o território de Portugal continental.

 

Na portaria é referido que a tecnologia LiDAR permite obter informação altimétrica sobre o solo e sobre a superfície, essa característica permite que a informação geográfica seja usada em múltiplos setores de atividade, devido ao seu caráter transversal.

 

Dos 5,55 milhões de euros de verba para o mapa do território em 3D, cerca de 3,6 milhões estão alocados a 2023, com a restante verba a ser atribuída em 2024.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas