O governo de Portugal irá lançar em breve um aviso para candidaturas ao Sistema de Incentivos à Inovação Verde, baseado em fundos da iniciativa REACT-EU, promovida pela Comissão Europeia de Assistência à Recuperação para a Coesão e Territórios da Europa.
Esta iniciativa pretende lançar bases para a recuperação pós-COVID-19. O concurso ao Sistema de Incentivos à Inovação Verde vai incidir nas questões de eficiência de uso de recursos e alterações nos processos e sistemas de produção, de forma a responder às alterações climáticas. No entanto não foram avançados valores sobre os montantes envolvidos.
Fontes do governo sublinharam também a importância da passagem para o programa Portugal 2030 não ter quebras, visto os fundos do Portugal 2020 estarem totalmente comprometidos. Foi também abordada a estratégia de internacionalização sob as suas diferentes formas, canais de promoção e a sua importância para o crescimento da economia portuguesa.
Relativamente ao receio de muitas empresas apresentarem falência aquando do término das ajudas especiais à pandemia, fontes do governo indicam que as ferramentas de apoio às empresas foram importantes para manter a capacidade produtiva das mesmas e limitar a redução de trabalhadores.
A evolução económica da situação apresenta sinais positivos e o governo pretende passar para outro tipo de apoios, desta feita apoios ao investimento, quer em produção quer em promoção internacional.