Quer tornar a sua startup num unicórnio?
Todos os dias surgem novas startups um pouco por todo o globo. Estas estão à partida destinadas a um destes três resultados: Fracasso, sucesso razoável e imenso sucesso.
Segundo rácios apurados pelo website “Entrepreneur”, apenas uma startup consegue chegar ao estatuto de unicórnio em cada 10 mil startups que recebem financiamento.
Para que uma startup possa alcançar os patamares de crescimento e evolução que são necessários para se tornar um unicórnio (um unicórnio é uma empresa que atinge a valorização de mil milhões de dólares sem ter presença na bolsa) ficam 7 dicas.
- Apresentar solução a problemas: Para alcançar o sucesso indiscutível, uma empresa deve ter o objetivo de resolver algum problema ou dar resposta a alguma situação que necessita de resolução.
- Agilidade a testar: Testes são essenciais para entender a perceção da parte do mercado (clientes), otimizar processos e o produto ou serviço a vender. Os testes devem ser contínuos para que se encontrem as características do produto ou serviço que gerem respostas positivas
- Prototipar: Após a recolha de informação do passo seguinte através da testagem ágil, é necessário criar o protótipo do produto ou serviço.
- Vender no mercado inicial: Para este passo será necessário investimento em vendas e marketing (para ultrapassar o limite de 25 milhões de dólares e saturar o mercado inicial).
- Utilizar as redes sociais: Hoje é possível explorar vários canais de marketing com um investimento mais reduzido que antigamente. As redes sociais e os seus conteúdos virais continuam a ser grandes fatores de impulsionamento de uma empresa que as sabia utilizar
- Foco no cliente final: A estratégia comercial deve ser consumer centric. Neste processo o foco é o cliente em todas as fases do produto, ou seja, antes (idealização do processo), durante (produção) e depois (venda). A experiência do consumidor é fundamental.
- Expandir globalmente: Necessário a expansão para conseguir ultrapassar o patamar dos 100 milhões de dólares, que dificilmente deve ser conseguido no mercado inicial.