Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

7 passos para preparar empresa e projeto de investimento para candidatura a Sistemas de Incentivos

Índice

Introdução

O principal objetivo deste documento é sensibilizar os empresários e empreendedores para a necessidade de realizar um trabalho prévio de preparação da empresa e dos projetos de investimento para os Sistemas de Incentivos (SI) em vigor.

Se estes passos forem todos realizados, certamente todos os envolvidos chegarão ao final do processo com uma noção clara do potencial do projeto no âmbito da empresa e com toda a informação disponível para realizar um Diagnóstico do projeto no Âmbito dos Sistemas de Inventivo em vigor, ou a abrir

Os 7 passos para preparar a candidatura da empresa / projeto de investimento a sistemas de incentivos

Os 7 passos para preparar uma correta candidatura da empresa e/ou projeto de investimento a sistemas de incentivos são:

  1. Certificados
  2. Dívidas
  3. Autonomia Financeira
  4. Informação Administrativa e Financeira
  5. Plano estratégico
  6. Orçamentos e Mapa de investimentos
  7. Viabilidade Económica e Financeira

(consultar mais informação no e-book)

1 – Certificados

A emissão pela primeira vez do Certificado PME, ou a atualização do mesmo anualmente por parte de uma empresa é essencial para atestar a dimensão da mesma, uma vez que alguns avisos podem ter restrições de acesso com base nesta.

Deve conhecer qual é a Classificação Portuguesa de Atividades Económicas (CAE) da empresa e também do projeto a desenvolver (caso se trate de nova atividade). (consultar mais informação no ebook)

2 – Dívidas

Deve verificar se a empresa possui a sua situação regularizada face à administração fiscal, segurança social e entidades pagadoras dos incentivos, bem como não tem salários em atraso. (consultar mais informação no e-book)

3 – Autonomia Financeira

A autonomia financeira de uma empresa é o rácio entre o Capital Próprio e o Ativo de uma empresa no último ano fiscal fechado (designado ano pré-projeto).

A elegibilidade das empresas candidatas depende da autonomia financeira mínima (15% para PME e de 20% para outras empresas).

No caso da empresa não ter um valor de autonomia financeira igual ou superior aos valores mínimos não fica excluída de poder apresentar candidaturas.

No entanto, deve apresentar um balaço intercalar com data anterior à data de candidatura, no qual demonstre que possui autonomia financeira suficiente para ser elegível. Este balanço intercalar tem de ser certificado por um Revisor Oficial de Contas (ROC). (consultar mais informação no e-book)

4 – Informação Administrativa e Financeira

Existe um conjunto de informação administrativa e financeira relevante para o enquadramento do projeto e da empresa nos Sistemas de Inventivo. Indica-se seguidamente a mais relevante:

  • Vol. negócios total do último ano fechado
  • Vol. negócios internacional do último ano fechado distribuído por mercado
  • Número total de colaboradores pertencentes aos quadros no último ano fechado
  • Distribuição dos colaboradores no último ano fechado por nível de habilitações literárias

(consultar mais informação no e-book)

5 – Plano estratégico

O desenvolvimento do plano estratégico de investimento é essencial para apresentar candidatura aos Sistemas de Incentivos (SI).

O plano estratégico deve ser um documento sucinto e assertivo, com foco nos objetivos a atingir e resultados previsionais a alcançar a 5 anos (pode ser mais, se necessário). Existe a necessidade de criar indicadores internos para medir os resultados, caso estes não estejam já implementados na organização.

No âmbito dos SI, os principais indicadores considerados para avaliação dos projetos são:

  • Vol. negócios
  • Vol. negócios internacional
  • Nº de mercados para onde exporta
  • Nº de RH total
  • Nº de RH com Qualificação ≥ nível 6 (licenciatura)
  • VAB (Valor acrescentado bruto)
  • VBP (Valor bruto de produção)
  • Investimentos em I&D
  • Nº Certificações e quais
  • Nº Patentes registadas

(consultar mais informação no e-book)

6 – Orçamentos e Mapa de investimentos

Construir um mapa de investimentos é o penúltimo passo para a preparação do projeto para os Sistemas de Incentivos.

Nesse documento deve constar todos os investimentos necessários para o projeto, materiais, imateriais e recursos humanos (existentes e novas contratações). Os ativos e serviços devem sempre ser considerados valores sem IVA e, no caso dos novos colaboradores, devem ser considerados apenas durante a realização do projeto (máximo de 12 meses).

Exceto os RH, todos os ativos e serviços necessários ao projeto devem obter 3 orçamentos, para garantir que o bem ou serviço irá ser adquirido a preços
de mercado.

Não tem que escolher a proposta mais barata se forem bens/serviços diferentes. Mas, caso seja exatamente o mesmo bem/serviço deve sempre indicar o valor mais baixo das 3 propostas recebidas. (consultar mais informação no e-book)

7 – Viabilidade Económica e Financeira

O Estudo de Viabilidade Económica e Financeira deve ser efetuado com base na informação produzida nos pontos 5 e 6.

Uma vez que será através do Estudo de Viabilidade Económica e Financeira que a gestão da empresa terá a noção clara se o projeto terá possibilidade para ser desenvolvido ou não.

Devem ser testados 3 cenários de vendas e custos resultantes do projeto, ou seja, um pessimista, um moderado e um otimista. (consultar mais informação no e-book)

Conclusão e download e-book

Para além dos critérios de elegibilidade mencionados ao longo dos 7 passos descritos anteriormente, existem muitos mais a ter em consideração para efetivamente enquadrar um projeto de investimento no âmbito dos Sistemas de Incentivo.

Neste sentido, o recurso a Consultoria Altamente Especializada neste âmbito torna-se altamente rentável para o empresário e/ou empreendedor, permitindo-lhe obter os seguintes benefícios:

  • Poupança de tempo
  • Garantia de conhecimento especializado da legislação aplicável
  • Aumento do valor de incentivo a obter superior a 30%
  • Aumento da probabilidade de aprovação da candidatura

Descarregue o e-book com toda a informação aqui.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas