A ANI está encarregue pela promoção e apoio à participação de Portugal no Pilar II e no Pilar III do Horizonte Europa, onde se inclui o Instituto Europeu de Inovação e tecnologia (EIT).
O EIT é um mecanismo para fomentar as atividades de conhecimento, com o suporte a educação, investigação e desenvolvimento (I&D) e inovação, empreendedorismo e mercado.
O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia tem um orçamento de 3 mil milhões de euros para financiamento das Comunidades de Inovação e Conhecimento (KIC) e em 2021 as KIC incrementaram o retorno financeiro para 8.822.128 euros, 2,76% do total do financiamento dedicado.
Tal retorno equivale a um aumento de 246,73% quando comparado com o ano 2020, em que Portugal obteve 6.746.022€ (1.12% do financiamento total). Portugal foi representado pela Universidade do Porto na qualidade de parceiro líder, da UPTEC, na nova KIC nas Indústrias Culturais e Criativas.
Esta KIC reúne 50 instituições europeias e um financiamento de aproximadamente 300 milhões de euros a ser usados durante 15 anos, previstos nos Programas-Quadro de Investigação & Inovação da Comissão Europeia.
Este evento organizado pela ANI teve uma forte adesão a 24 de novembro do ano passado. Reuniu vários parceiros nacionais de várias KIC do EIT e as atividades e oportunidades nos vários eixos do triângulo de conhecimento foram apresentadas.
Toda a informação sobre o evento pode ser consultada nesta ligação.