Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Criação de Windfall Tax é uma possibilidade

A criação de uma Windfall Tax, ou seja, uma taxa sobre lucros excecionais aplicada a uma empresa ou um grupo de empresas, poderá ser um recurso a utilizar pelo Governo de Portugal.

 

António Costa Silva, ministro da Economia, indicou que embora a criação de uma Windfall tax seja uma possibilidade, seria encarada como uma solução de último caso.

 

O ministro indica respeitar as empresas com lucros normais da sua atividade e que resultam da boa capacidade de gestão investimentos produtivos e dos próprios lucros intensivos.

 

No entanto deu a indicação a título de exemplo que uma empresa que apresente lucros de 20% e de repente passa para 80% poderá participar no esforço de ajuda à economia através de uma windfall tax, tal como nos EUA, Espanha ou Itália.

 

Os diferentes setores de atividade estão a ser alvo de uma verificação e, caso existam lucros inesperados e aleatórios, o Estado poderá avançar com essa medida pois os seus recursos são finitos e não tem capacidade de apoiar todos os setores.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de contabilistas e RH pode esclarecer as suas dúvidas e/ou questões, contacte os nossos serviços no formulário abaixo.

Notícias Relacionadas