Este episódio Gestão em 5 Minutos (G5M) foca-se no CFO, ou Chief Financial Officer (diretor financeiro).
Cargo e importância
CFO é a sigla para Chief Financial Officer, ou diretor financeiro. O CFO está no topo da hierarquia do departamento financeiro, supervisiona todas as atividades financeiras da empresa e atua principalmente na gestão das finanças e tomada de decisão relacionada ao capital.
O CFO apoia o CEO na previsão de fluxos de caixa futuros de investimentos da empresa. Além disso, pode ajudar na avaliação de ROI ou financiamento ao avaliar riscos, possibilidades, cenários favoráveis e desfavoráveis e outros pontos importantes.
De forma geral a posição de CFO é uma das mais importantes nos quadros. O CFO está abaixo do CEO e do COO, o diretor de operações. No entanto, cada empresa tem a sua dinâmica e, em alguns casos, o CFO pode ter ainda mais relevância nos quadros da companhia, especialmente se a empresa estiver num momento de reestruturação.
Exemplo: Se uma empresa está a atravessar maus resultados, o CFO pode ser contratado para procurar oportunidades de investimento mais rentáveis e terminar operações não rentáveis para a empresa.
Funções e responsabilidades do CFO
O CFO tem a seu cargo a gestão financeira de toda a empresa e deve supervisionar toda a atividade do departamento. Este profissional toma decisões financeiras de alto nível na empresa, avalia riscos, estabelece objetivos e estratégias para os atingir e garante o cumprimento da legislação fiscal.
Excluem-se das responsabilidades do CFO as operações do dia-a-dia da empresa, como contabilidade, folhas de pagamento, conciliações bancárias, processamento de contas (pagar e/ou receber).
Planeamento financeiro
O CFO define a estratégia financeira da empresa de forma a que as finanças estejam alinhadas com os objetivos de crescimento. O CFO analisa os números atuais da organização e concebe um plano para o futuro com base nas expetativas de mercado e nos recursos disponíveis.
Funções do CFO no planeamento anual
- Orçamento anual
- Forecasting
- Planeamento de capital
- Estabelecer KPI financeiros
Gestão de tesouraria
O CFO garante a liquidez da empresa, ou seja, que a empresa tem recursos financeiros disponíveis para pagar as suas contas, salários, fornecedores e para investimentos necessários. O Chief Financial Officer gere o fluxo de caixa e garante que as entradas de dinheiro são superiores às saídas.
Funções do CFO na gestão de tesouraria
- Gestão de fluxo de caixa
- Captação de recursos
- Pagamentos e investimentos
Controlo financeiro
O controlo financeiro assegura a integridade das demonstrações financeiras e que a empresa está em conformidade com a legislação fiscal. Cabe ao CFO garantir que todas as operações financeiras da empresa estão devidamente registadas.
Funções do CFO no controlo financeiro
- Preparação de demonstrações financeiras
- Certificação de precisão e transparência
- Supervisão de auditorias
- Gestão de relatórios fiscais
Gestão de riscos
A figura do CFO também é responsável pela gestão de riscos financeiros da organização. Este profissional identifica potenciais ameaças ao desempenho financeiro (flutuações de câmbio, oscilações nos preços de commodities, outros) e desenvolve estratégias para mitigar os riscos.
Funções do CFO na gestão de riscos
- Identificação e avaliação de potenciais riscos
- Estratégias de “hedging”
- Gestão de dívida e solvência
Relação com investidores e stakeholders
O CFO é o principal responsável pela comunicação com os stakeholders da empresa (investidores, credores, analistas e reguladores). É a figura do CFO que garante que a empresa goza de boa reputação no mercado através de comunicação inequívoca sobre o seu desempenho financeiro.
Funções do CFO na relação com investidores e stakeholders
- Divulgação de resultados financeiros
- Gestão da política de dividendos
- Captação de capital
Tomada de decisão
O Chief Financial Officer é o parceiro do CEO e do conselho de administração encarregue por avaliar o impacto financeiro de todas as decisões estratégicas da empresa (expansão para novos mercados, fusões, aquisições, introdução de novos produtos ou serviços, reestruturação, outros).
Funções do CFO na tomada de decisão
- Análise de viabilidade financeira
- Fusões e aquisições
- Reestruturações financeiras
Gestão de fusões e aquisições (M&A)
É o Chief Financial Officer que realiza a avaliação, negociação e execução de fusões e aquisições. O processo de M&A engloba a avaliação de oportunidades no mercado, conduzir a due diligence financeira e liderar a integração financeira da empresa adquirida.
Responsabilidades do CFO na gestão de M&A
- Identificação de oportunidades
- Due diligence
- Avaliação e negociação
- Integração pós aquisição
Qualificações do CFO
O CFO deve reunir várias skills e qualificações para exercer as suas funções. Deve possuir uma sólida formação académica em finanças, economia ou contabilidade. Pode complementar com pós-graduações, MBA ou outras certificações relacionadas.
Algumas skills do CFO são capacidades analíticas, interpretação de grandes volumes de dados, avaliar riscos, comunicação e gestão de equipas. Este profissional tem responsabilidades administrativas e necessita estar a par de todas as atualizações relacionadas com a sua atividade profissional.
O CFO deve reunir bastante experiência profissional devido à responsabilidade inerente às suas funções. Quanto mais cargos o CFO tiver ocupado no seu percurso profissional, mais situações terá ultrapassado para consolidar os seus conhecimentos com experiência, de forma a evoluir profissionalmente e se munir de um reportório de técnicas que permitam tomar as melhores decisões para a empresa.
O CFO pode ampliar a sua experiência ao atuar em várias funções financeiras, como controller, analista, tesoureiro ou auditor.