COTEC Portugal lança Programa D100 > – < E100 para integrar doutorados nas empresas

COTEC Portugal lança Programa D100 > – < E100 para integrar doutorados nas empresas

Tópicos do Artigo

A COTEC Portugal lançou o programa D100 > – < E100, uma novidade que pretende aumentar a quantidade de empresas com desenvolvimento tecnológico “in house” com recurso à mobilidade intersectorial, à valorização da formação de RH, conhecimento e aumento da colaboração entre as empresas e o sistema científico nacional.

O Programa D100>-<E100 inclui uma plataforma de matching, a “Plataforma D100>-<E100”, que vai permitir o registo e promoção de interesse de projetos científicos para realização de doutoramentos em entidades empresariais e não empresariais.

Este programa pretende alterar a oferta de doutoramentos em ambiente empresarial ao agregar empresas, escolas doutorais, unidades do sistema científico e instrumentos de política pública em Portugal. Pretende também consciencializar as Pequenas e Médias Empresas (PME) da importância da gestão do capital humano como motor de inovação.

Através da plataforma D100>-<E100 será possível o alinhamento de interesses com potenciais candidatos, orientadores científicos e programas doutorais. Terá também ciclos de sessões físicas para que as empresas possam promover os seus projetos tecnológicos.

Para integrar a nova plataforma D100>-<E100 da COTEC Portugal, as empresas devem registar as suas ofertas de projetos preenchendo o ficheiro “Oferta de Projeto” e posteriormente enviar o ficheiro para endereço próprio COTEC.

A plataforma D100>-<E100 vai estar disponível na edição 2024 do Concurso anual de bolsas de doutoramento em ambiente não académico (FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia). Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC Portugal indica que são necessários “programas de doutoramento orientados para as necessidades das empresas, mas também os empresários e gestores deverão compreender da importância estratégica do reforço da qualidade do capital humano interno e da maior colaboração com a academia como fatores chave para responder aos mercados competitivos”.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas