Consent Preferences

ETF de Bitcoin começaram a ser negociados

Uma série de ETF, ou Exchange-traded funds, de Bitcoin começaram a ser negociados hoje após a aprovação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). O pedido foi realizado pela ARK Investments e pela 21 Shares.

Chalr Gary Hensler, líder da U.S. Securities and Exchange Commission, em comunicado oficial reporta que a comissão aprovou a listagem e troca de um número de ações de produtos negociados em bolsa com base em Bitcoin. Foi também autorizado o lançamento de outros ETF, o que totaliza 11 autorizações de instrumentos financeiros na mesma decisão.

O mesmo salienta que a ação da Comissão se limita a ETF que detêm uma única commodity não segura, a Bitcoin. Isso deve sinalizar a disponibilidade da Comissão para aprovar padrões de cotação para títulos de ativos cripto/crypto.

Gary Gensler considera ainda que a decisão permite mais proteção aos investidores, já que os emitentes de ETF são obrigados a fornecer informações completas, verdadeiras e justas sobre os produtos emitidos. Serão também abrangidos por regras para evitar fraude e manipulação, pelo que a SEC vai acompanhar de perto as bolsas para garantir a aplicação das regras.

O mercado das criptomoedas foi revalorizado em acima de 120% durante 2023, em grande parte devido às propostas de ETF de Bitcoin, que iriam ajudar os investidores institucionais a aderir plenamente a estes criptoativos graças à existência de produto regulado.

A eToro, empresa multinacional de trading, considera que os “investidores institucionais que, até certo ponto, foram mantidos fora do espaço das criptomoedas, podem agora ter exposição através de um instrumento regulado”.

A Coinbase, plataforma de criptomoedas, assume a custódia da maioria dos emitentes de ETF. Outros intervenientes como JPMorgan também estão incluídos no processo, na qualidade de intermediários entre investidores e unidades de participação de ETF.

O valor atual da Bitcoin (11 de janeiro 2024) é de 43987,24 euros, pelo que registou uma subida de valor de 9,53% nos últimos 5 dias, também impulsionada devido aos ETF de Bitcoin.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de contabilistas e RH pode esclarecer as suas dúvidas e/ou questões, contacte os nossos serviços no formulário abaixo.

Notícias Relacionadas