Dá-se a 3 de abril de 2023 a abertura do período de candidaturas à medida Empreende XXI. Esta medida apoia todas as pessoas inscritas no IEFP que pretendam iniciar um trajeto de empreendedorismo e o seu próprio negócio.
O anúncio foi feito recentemente pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) no seu site e vem definir a data aguardada por quem se quer candidatar a esta medida de promoção do empreendedorismo.
A juntar-se à definição da data de abertura de candidaturas do Empreende XXI estão também duas alterações, já anunciadas em fevereiro de 2023, sobre o alargamento de acesso deste programa:
- A empresa deve manter o posto de trabalho durante 2 anos a contar a partir da data de assinatura do termo de aceitação (anteriormente 3 anos).
- O valor dos apoios às despesas com investimentos está fixado no total de 200 mil euros por projeto (anteriormente 175 mil euros por projeto).
- São destinatários do programa Empreende XXI as pessoas que apresentem uma ideia de negócio financeiramente viável e inscritas no IEFP (anteriormente destinado a jovens à procura do 1º emprego e jovens desempregados inscritos no IEFP até aos 35 anos de idade).
O programa Empreende XXI está associado à Startup Portugal e ao IEFP. Conta com fundos nacionais e comunitários para apoiar financeiramente a criação de empresas e do próprio emprego, promover a implementação de projetos em áreas inovadoras, formação profissional, mentoria e(ou) consultoria e instalação em centros de incubação.
Existem vários tipos de apoio previstos
- Apoio financeiro ao investimento elegível para criação de empresa
- Apoio financeiro à criação do próprio emprego
- Formação profissional para criação de empresa e do próprio emprego
- Mentoria e consultoria especializada sobre empreendedorismo
- Instalação em incubadoras
Este programa do IEFP foi lançado em janeiro de 2022 após a pandemia COVID-19 e antes do início do conflito armado entre Rússia e Ucrânia.