Consent Preferences

Estratégia Nacional para uma Especialização Inteligente 2030 aprovada

Julho 21, 2022

Tópicos do Artigo

A Estratégia Nacional para uma Especialização Inteligente 2030 (ou ENEI 2030) construída pela ANI – Agência Nacional de Inovação foi aprovada em Despacho oficial da ENEI.

 

Esta ENEI tem uma importância estratégica enquanto agregador da estratégia de Portugal para uma especialização inteligente, de forma a promover a Inovação. A ENEI estará alinhada com as necessidades e desafios nacionais, tendo em conta as especificidades regionais.

 

A Estratégia Nacional para uma Especialização Inteligente 2030 foi criada para ultrapassar os problemas sentidos, como o número excessivo de prioridades da anterior ENEI (ENEI 2014). A ENEI 2014 tinha uma excessiva correlação e sobreposição, tal como desalinhamento para com o modelo horizontal da estratégia europeia.

 

A ENEI 2030 permite também ultrapassar a fraca articulação entre ENEI e EREI, através de um processo de construção colaborativo, proveniente do trabalho realizado com as regiões, que resultou nas EREI.

 

Desta forma obteve-se um documento vivo e dinâmico que permite acompanhar os diferentes ciclos de inovação cada vez mais curtos e céleres.

 

A ENEI está estruturada em 6 áreas distintas:

  • Transição Digital;
  • Materiais, Sistemas e Tecnologias de Produção;
  • Transição Verde;
  • Sociedade, Criatividade e Património;
  • Saúde, Biotecnologia e Alimentação;
  • Grandes Ativos Naturais: Floresta, Mar e Espaço.

 

A estratégia é fruto de um trabalho preparatório feito ao longo de 2 anos, seguido por stakeholders de todo o SNI – Sistema Nacional de Inovação.

 

Neste trabalho realizaram-se 43 seminários e workshops, onde participaram empresas, centros de investigação e de interface, instituições parceiras, associações de empresas, peritos e outros agentes, totalizando mais de 2000 pessoas.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas