Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Fim de candidaturas Empreende XXI (IEFP) a 23 junho 2023

Está a chegar o fim de candidaturas Empreende XXI, iniciativa do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e da StartUp Portugal. Os interessados têm até dia 23 de junho 2023 para submeterem os seus projetos.

Lançado em janeiro 2022, o Empreende XXI tem como objetivo apoiar a criação de empresas e promover o empreendedorismo em Portugal. Inicialmente destinado a jovens à procura do 1º emprego e jovens desempregados até 35 anos de idade, o programa sofreu alterações significativas em fevereiro 2023, alargando o seu espectro de acesso a todos os cidadãos inscritos no IEFP que apresentem uma ideia de negócio financeiramente viável.

Entre as alterações implementadas, destaca-se a redução do período de manutenção do posto de trabalho de 3 para 2 anos a contar desde a data de assinatura do termo de aceitação. Além disso, o valor dos apoios às despesas com investimentos foi aumentado de 175 mil para 200 mil euros por projeto.

O Empreende XXI oferece vários tipos de apoio, como financiamento para a criação de empresas e do próprio emprego, formação profissional, mentoria e consultoria especializada em empreendedorismo, e instalação em incubadoras.

Os projetos elegíveis neste programa abrangem a criação de empresas privadas com fins lucrativos, a constituição de cooperativas e o desenvolvimento de atividades como trabalhador independente.

É importante salientar que, para serem elegíveis ao programa, os candidatos devem cumprir certos requisitos:

  • O investimento total não pode ultrapassar os 175 mil euros;
  • A atividade da empresa deve ser mantida;
  • O posto de trabalho criado deve ser assegurado por pelo menos 36 meses.

É importante ressalvar que embora o Empreende XXI tenha uma gama de oportunidades de financiamento disponível, existem despesas não elegíveis para apoio, tais como a aquisição de imóveis e a construção de edifícios.

Adicionalmente, qualquer despesa cuja relevância para a realização do projeto não seja devidamente fundamentada também não será considerada elegível, pelo que os candidatos devem planear os seus projetos e investimentos de forma a garantir que os custos propostos estão em conformidade com as diretrizes do programa.

Este programa do IEFP representa uma oportunidade para quem deseja iniciar um negócio próprio. Com o fim de candidaturas Empreende XXI em breve, os interessados devem submeter as suas candidaturas o quanto antes.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas