Este episódio da rubrica Gestão em 5 Minutos (G5M) da REWARD Consulting continua a temática da “Liderança de Equipas Remotas”.
O trabalho remoto (ou híbrido) é um conceito da era digital, derivado da necessidade de trabalhar fora do local tradicional de trabalho. Saber liderar equipas remotas é um pilar para a eficiência operacional e coesão da equipa.
A liderança de equipas remotas refere-se à capacidade de gerir, motivar e orientar colaboradores que trabalham fora das instalações da empresa, muitas vezes em diferentes fusos horários ou regiões geográficas. Esta forma de liderança exige uma abordagem adaptada, dada a distância física e os desafios de comunicação que podem surgir.
Uma liderança eficaz de equipas remotas deve incorporar elementos como comunicação clara e regular, metas e objetivos bem definidos, promoção da confiança e autonomia, e a utilização de ferramentas tecnológicas adequadas para facilitar a colaboração.
Tópicos principais – Liderança de equipas remotas (desafios, organizacional e conflitos)
- Desafios Específicos
- Cultura organizacional
- Desenvolvimento da equipa
- Gestão de conflitos
Com a Gestão em 5 Minutos, pretendemos descomplicar conceitos complexos, apresentar novas perspectivas e fornecer estratégias práticas que possam ser diretamente aplicadas no seu negócio.
A série Gestão em 5 Minutos (G5M) é uma das rubricas da REWARD Consulting, com o objetivo de apoiar empresários e empreendedores na melhoria dos seus resultados e métodos de gestão, de forma a permitir que as empresas prosperem num ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e competitivo.
A REWARD Consulting atua nas seguintes áreas:
- Consultoria de Negócios
- Apoio a Candidaturas a Sistemas de Incentivos (SIFIDE, RFAI, DLRR, IEFP, PT2020, PT2030, PRR)
- Contabilidade e Fiscalidade
- Payroll