Foi aprovado um sistema de financiamento para grandes empresas até 150 milhões de euros por ano, destina-se a projetos de investimento de grandes empresas impedidas de concorrer ao Portugal 2030 (PT2030).
O governo pretende garantir que este sistema de incentivos dê continuidade ao apoio ao investimento no período de programação entre 2021 e 2027, face às alterações dos regulamentos europeus sobre o apoio a projetos de investimento de grandes empresas.
Como algumas entidades foram impedidas de concorrer aos fundos comunitários do Portugal 2030, o Governo dará continuidade ao apoio ao investimento, ao emprego e à atividade económica das grandes empresas.
Assim irá assegurar a manutenção da concessão de incentivos financeiros a projetos estruturantes, enquadráveis no RCI, que alavanquem a oferta de bens e serviços inovadores, fomentem a procura de bens complementares noutros setores e que tenham efeitos de arrastamento em diferentes agentes económicos.
O Ministério da economia indica que este investimento é justificado pela importância das grandes empresas têm na economia nacional, derivado à sua superior capacidade de aceder a mercados internacionais, arrastamento de outros investimentos e potencial de disseminação de inovação nas PME, tal como a relevância do valor socioeconómico que criam e desenvolvem na região em que se inserem.