A inovação é um fator essencial para o desenvolvimento empresarial. É a inovação empresarial que permite fornecer serviços e produtos melhorados, aumentar a sua qualidade, diversificar a sua oferta e, à falta de inovação, a empresa pode parar no tempo e encerrar portas por não manter a sua competitividade.
Um exemplo que obrigou Portugal (e o mundo) a inovar foi o cenário pandémico causado pela COVID-19. O isolamento social que esta originou obrigou ao desenvolvimento acelerado das plataformas digitais pois o que antes se resolvia de “porta aberta” deixou de ser possível e foi imperativo comunicar à distância.
Essa adaptação das empresas aconteceu porque as mesmas souberam redefinir as suas competências e a forma de agir no mercado, reinventando-se. Agora em 2022, no previsto final do cenário pandémico e afastamento social a tecnologia e o digital fazem parte do dia-a-dia das pessoas e das empresas.
Como resultado de toda esta mudança e inovação é normal que esteja previsto que 65% dos CIO irá manter um ciclo de capacitação, agilidade e resiliência baseada em tecnologia até 2026.
Existirão novos modelos de entrega de serviços e orientação dos resultados de negócios e, até 2023 o foco irá recair sobre os resultados, sendo necessário criar novos modelos de negócio que contemplem a colaboração empresarial.
O teletrabalho foi outro exemplo de inovação e implementação do digital na gestão das empresas. O trabalho remoto chegou para ficar e foi necessário adaptar as operações das empresas para que estas pudessem contar com a sua força de trabalho. Adicionalmente fez crescer os espaços de trabalho inteligentes e híbridos.
Está previsto que também aproximadamente 50% dos CIO não consiga capacitar o departamento de IT para a implementação de novas e modernas infraestruturas digitais. Existem tecnologias que são certamente apostas, como a autenticação multifator.
A sustentabilidade também é importante a par da tecnologia. As empresas estão a implementar práticas ESG (ambientais, sociais e de governação) e a incorporar a gestão colaborativa para que exista uma conexão permanente e onde todos entendam quais as suas responsabilidades para que o negócio prospere.