Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Inteligência artificial com impacto de 200mM€ na indústria da UE

Dezembro 13, 2022

O impacto da Inteligência Artificial, ou IA, na indústria dentro da União Europeia está previsto ultrapassar os 200 mil milhões de euros no próximo ano.

 

Esse impacto deve-se ao seu uso na gestão de recursos e ativos das empresas, segundo a Direção-Geral do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME da Comissão Europeia (DG MARKT).

 

A IA tem sido essencial para tornar os processos de produção mais eficientes e realizar manutenção preventiva, assim como para melhorar o conhecimento sobre os clientes.

 

Estima-se que a IA pode gerar um impacto positivo que aumenta a produtividade industrial em 15%.

 

Essas tecnologias estão a ser usadas para aumentar a produtividade e o desempenho da indústria, e a IA em particular está a abrir novas possibilidades, como produção flexível e eficiente, especialmente para artigos complexos e personalizados em pequenas séries.

 

O forte impacto da inteligência artificial nas empresas da indústria traduz-se em três grandes vantagens:

 

  • Redução de erros – Devido a algoritmos inteligentes que executam tarefas repetitivas com maior precisão e menos margem de erro;
  • Facilitação da manutenção – Torna mais fácil a manutenção preventiva de bens industriais, o que reduz a necessidade de monitorização manual e programada, evitando paradas desnecessárias do sistema ou reduzindo o risco de quebra de máquinas devido ao desgaste. Resulta numa redução de custos e permite que o trabalho humano seja aliviado.
  • Melhora resultados e apoia a decisão da gestão – Com dados precisos, rápidos e contextualizados. O que permite que as empresas possam reduzir custos até quatro vezes.

 

A IA é dos facilitadores que mais beneficia os setores industriais e é um importante catalisador no campo da Indústria 4.0, necessário para empresas transformadoras que pretenda aumentar a sua competitividade.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas