Hoje, dia 17 de março, foi iniciada a Linha Apoio à Produção. Esta medida do Governo para apoiar as empresas produtoras de Portugal decorre na sequência do impacto da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, que por sua vez tem afetado os mercados de energia e matérias-primas.
O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou que a Linha Apoio à Produção pretende dar liquidez às empresas para que não entrem em dificuldades e está principalmente focada nas empresas de setores específicos cujo aumento dos preços de energia mais impacte os preços da energia e matérias-primas.
Os bancos aderentes possuem uma linha de crédito com garantia publica de aproximadamente 400 milhões de euros disponibilizada pelo Banco Português de Fomento (BPF).
O nível de garantia à Linha Apoio à Produção é de 70% do montante financiado para empresas a operar nos setores de indústria transformadora e dos transportes, para os quais os custos de energia representam 20% dos custos de produção, ou que tenham sido um aumento dos custos de mercadorias superior a 20% ou uma quebra de faturação igual a 15%.