Consent Preferences
Fim do Pagamento Especial por Conta (PEC)

Fim do Pagamento Especial por Conta (PEC)

Tópicos do Artigo

Segundo despacho já publicado em Diário da República, os sujeitos passivos de IRC estão dispensados de realizar o Pagamento Especial por Conta.

 

O Fim do Pagamento Especial por Conta (PEC) foi anunciado esta quarta-feira, o despacho indica que relativamente ao IRC aplicável no ano de 2022, os sujeitos passivos não possam proceder à entrega do primeiro pagamento especial por conta.

 

Caso não seja aprovada a eliminação do PEC na Lei do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022), a totalidade do montante não entregue possa ser regularizado, sem ónus ou encargos na data-limite do segundo PEC, ou seja, o 10º mês do período de tributação.

 

A eliminação desta obrigação fiscal estava prevista na proposta de lei do Orçamento de Estado 2022 e é considerada uma importante medida de apoio ao tecido empresarial, especificamente às PME, às quais iria permitir um alívio de tesouraria.

 

O PEC foi introduzido em 1998 e em 2021 o Governo de Portugal propôs o fim do mesmo para todas as empresas. Essa proposta foi rejeitada pelo parlamento, a Assembleia da República foi dissolvida e consequentemente foram convocadas novas eleições.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de contabilistas e RH pode esclarecer as suas dúvidas e/ou questões, contacte os nossos serviços no formulário abaixo.

Notícias Relacionadas