O Supercomputador MareNostrum 5, ou MN5, é um novo supercomputador que vai impulsionar a investigação científica na Europa através de computação avançada. Este equipamento foi inaugurado a 21 de dezembro 2023, pelas 10h30 em Barcelona, no BSC – Centro Nacional de Supercomputação de Barcelona.
O MareNostrum 5 irá participar em processos de investigação de medicamentos e desenvolvimento de vacinas, simulações de propagação de vírus, aplicações de Inteligência Artificial (IA) e processamento de grandes volumes de informação (Big Data).
O supercomputador MN5 é dotado de uma velocidade de processamento na ordem dos 314 petaflops (ou 314 mil milhões de cálculos por segundo), vai substituir a versão anterior MareNostrum 4 que, segundo informações do BSC datadas de novembro 2016, tinha uma capacidade de 13.7 petaflops. Vai permitir aumentar de forma inequívoca a capacidade de processamento.
O MareNostrum 5 é composto por uma partição geral dedicada à computação clássica e por uma partição acelerada GPU (Graphics Processing Unit – Unidade de Processamento Gráfico) para integração de Inteligência Artificial.
O financiamento do MN5 foi dividido entre a EuroHPC Joint Undertaking (50%) e um co-financiamento entre Porugal, Espanha e Turquia (50%). A cerimónia de inauguração do MareNostrum 5 foi acompanhada através do Youtube do BSC- Centro Nacional de Supercomputação de Barcelona e pode ser visto neste link.