Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Número de empresas em Portugal subiu quase 3% em 2020

Outubro 29, 2021

O cenário pandémico causado pelo COVID-19 limitou a atividade económica em todos os setores de atividade durante 2020, no entanto o número de empresas em Portugal subiu 2,8% durante 2020 embora a faturação tenha descido quase 10%.

Estes números foram avançados pelo INE e demonstram um aumento do número de PME no nosso país em 2,8%, uma evolução que ajudou a contrariar a quebra do número de grandes empresas (3%). Desta forma Portugal totaliza mais de 1,35 milhões de empresas (99,9% são PME).

Para além do número de empresas em Portugal, outros indicadores financeiros demonstram o impacto negativo que o COVID-19 teve nas empresas. O volume de negócios desceu 9,6% e o valor acrescentado bruto (riqueza produzida pelas empresas) caiu 10,1%.

De qualquer forma o número de trabalhadores ao serviço das empresas permaneceu estável em 2020 ao registar 4,2 milhões de trabalhadores (- 0,5% do que em 2019), fruto das medidas de apoio ao emprego lançadas pelo Governo.

No entanto a pandemia não afetou igualmente todos os setores de atividade. O turismo, restauração e alojamento perderam 36,4% de faturação devido às restrições impostas na circulação de pessoas. Outra indústria afetada foi Transportes e Armazenagem que teve quebras de 24% do volume de negócios e 33% de valor acrescentado bruto.

Pelo contrário, o setor da Informação e Comunicação teve uma subida de 7,3% no volume de negócios e o excedente bruto de exploração (receitas menos os custos operacionais) subiu mais de 20%.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas