Consent Preferences

Portugal 2030 : Criação de 25 mil novos empregos qualificados

Novembro 29, 2021

O Governo pretende aproveitar os fundos do programa Portugal 2030 para aumentar a despesa em I&D para o dobro do atual. Esse investimento em investigação e desenvolvimento irá criar 25 mil novos empregos qualificados, duplicar a quantidade de novas empresas tecnológicas e aumentar em 25% a quantidade de patentes nacionais.

As despesas em I&D continuam a aumentar todos os anos e desde 2000 que duplicaram o seu impacto no PIB, pelo que passaram de 0,72% do PIB em 2000 para 1,58% em 2021. A meta do impacto das despesas em I&D no PIB nacional para 2023 será 3%.

Adicionalmente a despesa privada de I&D triplicou o seu peso no PIB desde 2000 e em 2020 existiam já cerca de 4300 empresas que desenvolvem atividades relacionadas com Investigação e Desenvolvimento.

Esta estratégia governamental tem como barreiras os constrangimentos ao desenvolvimento económico. Contam-se como exemplos disso a reduzida notoriedade internacional de produtos e serviços lusitanos ou um número pequeno de empresas exportadoras relevantes no cenário internacional (cerca de 10% de exportadores garantem a maioria das vendas internacionais).

O SIFIDE – Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento é um benefício fiscal que permite deduzir até 82,5% à coleta de IRC com base nos investimentos realizados em I&D.

Contacte os nossos serviços para obter um enquadramento gratuito da sua empresa e/ou projeto no âmbito do SIFIDE.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas