O PRR de Portugal recebeu a aprovação do Ecofin, o que significa que vai receber os primeiros montantes dos fundos do pacote de recuperação (ou Bazuca Europeia). O PRR recebeu a aprovação do primeiro pacote de 12 planos pelo Conselho de ministros das Finanças da União Europeia que constitui o Ecofin.
O PRR de Portugal já foi aprovado a 16 de junho pela Comissão Europeia, sendo atribuídos 13,9 mil milhões de euros em subvenções e 2,7 mil milhões de euros em empréstimos ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, mas a aprovação do Ecofin estava ainda pendente.
Este Conselho de tinha quatro semanas para adotar a proposta da Comissão Europeia e seguem-se acordos de financiamentos e empréstimos para com os Estados-membros da UE.
Na avaliação realizada a União Europeia considera que o PRR de Portugal destina 38% do total para medidas de apoio aos objetivos climáticos e 22% para medidas de apoio â transição digital.
Conclui ainda que o PRR prevê um conjunto de reformas e investimentos que se reforçam e contribuem para enfrentar a totalidade ou parte dos desafios económicos identificados nas recomendações específicas, refere ainda que este PRR representa uma resposta abrangente e equilibrada à situação económica e social de Portugal.
É estimado que o PRR traga um crescimento do PIB português entre 1,5% e 2,4% até 2026 e que crie cerca de 50 mil postos de trabalho.