O IVAucher, programa promovido pelo Governo português para estimular a economia em alguns dos setores mais afetados pelo cenário pandémico vai ter a 31 de agosto o término da sua primeira fase.
Nesta fase é permitido aos consumidores acumular o valor do IVA gasto em pagamentos nos setores de alojamento, restauração e cultura quando solicitada a emissão de fatura com NIF. Esse valor de IVA acumulado pode ser utilizado para descontos numa segunda fase.
Nessa fase os consumidores poderão utilizar o valor do IVA acumulado para obterem descontos de até 50% do valor total de pagamento em novas compras nos setores acima indicados. Os consumidores podem consultar o saldo que já acumularam através da app E-Fatura ou utilizando o portal na sua versão web.
Embora não existam ainda dados oficiais, este programa aparenta ter causado algum impacto positivo no consumo nestes setores. O Ministério das Finanças indica que houve um aumento significativo das faturas e do IVA perante o ano 2020, pelo que em junho foram alcançados níveis próximos ao período pré-pandemia.