A Comissão Europeia anunciou a aprovação do primeiro pacote de planos estratégicos de 7 países da EU (inclusive Portugal) para a PAC – Política Agrícola Comum, com um valor total de 6.782 milhões de euros.
Do total orçamentado, 6 mil milhões foram financiados pela UE, o valor remanescente corresponde à comparticipação nacional.
A nova PAC será implementada a 1 de janeiro de 2023, segundo informações de Bruxelas. Os 7 países abrangidos pela Política Agrícola Comum serão Portugal, Dinamarca, Finlândia, França, Irlanda, Polónia e Espanha.
Em junho, o Ministério da Agricultura submeteu o Plano Estratégico da PAC para Portugal, para o período 2023-2027, onde estão incluídos os apoios ao rendimento, programas setoriais e programas de desenvolvimento rural para Portugal continental e regiões autónomas.
A PAC tem um financiamento de 270 mil milhões de euros para 2023-2027, pelo que os 7 planos aprovados representam um orçamento superior a 120 mil milhões de euros, incluindo mais de 34 mil milhões de euros para objetivos ambientais e climáticos e a regimes ecológicos.