Portugal captou mais 73,4 milhões de euros do programa Horizonte Europa. Este montante está destinado ao financiamento de I&D de 124 projetos correspondentes a 152 empresas nacionais.
Informação recente aponta que foram aprovadas cerca de 16,4% do total de 756 propostas apresentadas. Estes resultados confirmam a boa performance portuguesa no Horizonte Europa.
Das 152 entidades de Portugal que conseguiram financiar-se ao abrigo do Horizonte Europa, 12 receberam financiamento em programas de apoio europeus pela primeira vez. Isto significa que a competitividade nacional está a aumentar nestes programas, indica Joana Mendonça, Presidente da ANI.
Os projetos aprovados inserem-se nas áreas de cultura, criatividade e sociedade inclusiva; segurança civil para a sociedade; digital, indústria e espaço e alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura e ambiente.
Alguns dos projetos apresentados envolvem o desenvolvimento de sistemas inteligentes para promoção da literacia, segurança civil, comunidades inclusivas, tecnologias quânticas e sistemas 6G.
O Horizonte Europa conta com um orçamento total de 95.91 mil milhões de euros.