Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

AICEP prevê ano recorde em termos de investimento captado

Junho 24, 2021

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – AICEP – prevê que o ano de 2021 seja novamente um ano de recordes de investimento captado. Até junho deste ano a AICEP já contratualizou 285 milhões de euros em projetos, à semelhança do ano de 2020.

Apesar do cenário pandémico e todas as dificuldades sentidas, a expetativa para o ano de 2021 seja fechado com mil milhões de euros contratualizados, devido à competitividade do país e o forte acompanhamento dos projetos transferidos para este ano devido às incertezas causadas pela pandemia.

Durante 2020 a AICEP captou 30 novos projetos de investimentos, sendo 28 de empresas sem atividade em Portugal e 2 que investiram em áreas diferentes das que já tinham. Dois terços dos projetos são referentes a serviços e um terço referente à indústria.

A medição do desempenho de 2020 foi realizada com base na criação de postos de trabalho (aproximadamente 2000 postos de trabalho criados), pois sendo a maior parte de investimentos na área de serviços partilhados e desenvolvimento de software não existem assinaturas de contratos de investimentos com os incentivos associados.

No seu plano estratégico, a AICEP pretende alargar a sua rede externa como forma de captação de mais investimentos, para além da promoção das exportações nacionais. Existe a possibilidade de abertura de delegações na Noruega e Finlândia, países onde a AICEP não estava presente, devido às novas macrotendências de consumo e sucesso dos produtos portugueses naqueles mercados.

Existem também planos para abrir uma delegação em Chicago (Estados Unidos da América) de forma a aumentar as exportações nacionais para os EUA e Canadá, aproveitando o acordo CETA.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas