A ANI organizou um Workshop sobre transferência de tecnologia, de seu nome “Connecting the Portuguese Technology Transfer Offices Ecosystem”. O workshop ocorreu ontem (dia 18 de maio), no primeiro dia da Conferência anual da ASTP.
A ASTP é a principal associação de profissionais de transferência de conhecimento a nível europeu. A sessão foi dirigida aos TTO’s das instituições de ensino superior nacionais e apresentou um conjunto de propostas para alavancar a sua atividade e a transferência dos resultados da investigação académica.
As recomendações do workshop sobre transferência de tecnologia pretendem contribuir para um uso do conhecimento produzido nas instituições de ensino superior para benefício da sociedade e da economia.
Os TTO têm um papel fulcral na valorização de conhecimento produzido nos diferentes centros de investigação e nos laboratórios das instituições de ensino superior.
São os TTO que fornecem modelos de negócio e que exploram parecerias locais/internacionais para comercializar os resultados da investigação financiada por fundos públicos.
A ANI marca presença na sessão de abertura do segundo dia da Conferência Anual da ASTP, com João Borga a participar na sessão “Driving as innovation ecossystem to success”.
A ANI vai acompanhar as atividades dos TTO nacionais, partilhar as melhores práticas e promover uma cultura de inovação e empreendedorismo, tal como a profissionalização da transferência de tecnologia.