Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

European Innovation Scoreboard 2023: Portugal é inovador moderado (com vídeo)

Os resultados do ranking European Innovation Scoreboard 2023 foram anunciados pela Comissão Europeia e, segundo o mesmo, Portugal mantem-se com a classificação de Inovador moderado a ocupar a 18ª posição do ranking.

O European Innovation Scoreboard 2023 é a versão 2023 do ranking anual que acompanha a evolução do desempenho dos Estados-membros da UE em inovação. O ranking de 2023 confirma que o desempenho inovador da Europa tem mostrado evolução positiva desde 2016.

Portugal ocupa a 18ª posição do ranking, com um desempenho de 85,6% face à média da UE, com um aumento de 7,7% desde 2016. Este aumento considerável coloca Portugal entre os 15 países que mais aumentaram o seu desempenho em inovação mais que a média da União Europeia.

Portugal partilha a posição de Inovador Moderado com um grupo de países composto por Estónia, Eslovénia, República Checa, Itália, Espanha, Malta, Lituânia, Grécia e Hungria. Por sua vez, o grupo de inovadores fortes é composto por Áustria, Alemanha, Luxemburgo, Irlanda, Chipre e França.

O European Innovation Scoreboard 2023 (ou EIS2023) confirma também que o investimento do país em Ciência e Tecnologia realizado nos últimos anos permitiu a Portugal melhorar vários KPI como Estudantes de doutoramento Estrangeiros, apoio Governamental à I&D das empresas, copublicações público-privadas e venda de Produtos Inovadores.

No entanto existem pontos a melhorar em Portugal que estão presentes no relatório, esses pontos incluem:

  • Investimento das empresas (abaixo da média europeia;
  • Exportação de bens de Alta Tecnologia e de Serviços baseados no Conhecimento;
  • Sustentabilidade Ambiental;
  • Despesas com Capital de Risco;
  • Aplicações de design e de Patentes.

O EIS 2023 apresenta uma comparação do desempenho de investigação e de inovação dos países da União Europeia e dos pontos fortes e fracos quanto aos seus sistemas de inovação e investigação. Faculta também um apoio na avaliação dos domínios onde se deve reforçar esforços para melhorar o desempenho inovador.

Vídeo European Innovation Scoreboard 2023

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas