Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Aumento do número de empresas que entregaram mas não pagaram IRC

O número de empresas que entregaram IRC de 2020, mas não pagaram aumentou em 43%, segundo dados da Autoridade Tributária (AT).

 

A informação avançada refere que foram entregues 521.985 declarações Modelo 22 de IRC. Dessas 521.985 declarações, 244.807 empresas não realizaram pagamentos a título de imposto sobre o rendimento.

 

Os motivos que causam esse fenómeno são a contribuição por via de outras componentes positivas do imposto, tais como as tributações autónomas, o PEC – Pagamento Especial por Conta, a Derrama e outras.

 

Para além do aumento das empresas que entregaram mas não pagaram IRC, o relatório da AT informa que a grande maioria das declarações entregues são de contribuintes com um volume de negócios inferior a 500 mil euros por ano (88% do total).

 

Já 8,9% do total corresponde a empresas com faturação anual entre os 500 mil euros e os 2,5 milhões de euros, 2,7% corresponde a empresas com faturação entre os 2,5 e 25 milhões de euros anuais e apenas 0,3% é proveniente de empresas com volume de negócios superior a 25 milhões de euros.

 

O número de declarações Modelo 22 entregues tem aumentado constantemente desde 2011 e para tal contribui a redução dos casos de dispensa de entrega da declaração, para além do aumento do número de empresas constituídas nos últimos anos.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de contabilistas e RH pode esclarecer as suas dúvidas e/ou questões, contacte os nossos serviços no formulário abaixo.

Notícias Relacionadas